IAMAMIWHOAMI: FOUNTAIN


Desde o lançamento do álbum Kin e da compilação Bounty, a sueca Jonna Lee e o seu projeto multimídia iamamiwhoami não tinha anunciado nenhuma novidade em seu rico canal no Youtube. Depois de fazer muito suspense com os virais bem produzidos, que são compartilhados desde dezembro de 2009, parece que a cantora decidiu consolidar a sua música como fator consistente. Ainda mais depois de realizar shows ao redor da Suécia a fim de divulgar o iamamiwhoami como um projeto sólido e não como apenas virais de internet.

O que antes era apenas um canal anônimo tornou-se uma das artes mais deslumbrantes que já vimos nos últimos anos. Jonna Lee não está sozinha e para auxiliá-la na produção aúdio e vídeo, ela conta com a ajuda do compositor Claes Björklund e dos diretores visuais WAVE.

Quando tudo parece ter “esfriado”, iamamiwhoami divulga a capa do próximo single poucos dias antes do lançamento oficial. “Fountain” é o vigésimo sétimo vídeo publicado em sua conta na internet e, como a maioria dos demais, possui pouco mais de seis minutos de duração. A canção não foge das produções anteriores, carregadas de uma ligeira produção eletrônica e clima etéreo. Logo no começo da faixa, percebemos que alguns elementos continuam intactos, como as batidas metalizadas e os vocais em falsete. O resultado é uma produção synthpop melancólica e enigmática.

O vídeo de “Fountain” não foge à regra: a natureza continua sendo o personagem principal do seu trabalho. Dessa vez, Jonna Lee apresenta sua belíssima composição em momentos na praia e navegando em alto mar em cenas bucólicas e paradisíacas. O que difere este dos demais vídeos é a forma como ele é apresentado ao público e isso fica nítido para nós. No início do vídeo há uma apresentação do título da música e do artista e o enredo parece ter uma forma concreta de começar e terminar – típico dos videoclipes que são lançados por aí. Será esta a nova maneira como o projeto se apresenta para nós?

Apesar disso, a qualidade e geniosidade continuam cada vez mais fortes e carregam uma série de referências – que não vem a nós resgatá-los nesta postagem. Que 2014 nos proporcione mais novidades do iamamiwhoami.

Tecnologia do Blogger.