MELHORES DE 2010 #02
M.I.A.
"/ \ / \ / \ Y / \"
Terceiro álbum de inéditas da cantora do Sri Lanka. Lançado em julho deste ano, o disco / \ / \ / \ Y / \ (ou "Maya") causou controvérsias e gerou polêmica com letras e vídeos proibidos. Preocupada com o noise-rock, M.I.A. abusa das guitarras e batidas frenéticas para chamar atenção de verdade.
O videoclipe de "Born Free" foi banido do YouTube por conter cenas intensas de extermínio e crueldade feitas por americanos terroristas.
É aí que classificamos o disco da moça como melhor de 2010. Maya está longe de ser tão bom quanto o anterior, Kala, mas acerta na sonoridade noise-rock em músicas paranóicas como "Steppin Up", "Lovalot" e "Teqkilla". Destaque para a belíssima "XXXO".
Veja "Born Free":
SCISSOR SISTERS
"NIGHT WORK"
Night Work foi produzido por Stuart Price, mesmo de Madonna e Kylie Minogue. O terceiro disco do grupo nova-iorquino Scissor Sisters, une disco music, anos 80 e cultura gay. É um disco pronto para as pistas, assim como sugere o nome do álbum.
Destaque para as ótimas faixas: "Any Wich Way" (veja o clipe), "Something Like This" e a última faixa do disco "Invisible Light", que recentemente ganhou um videoclipe totalmente inspirado nos anos 60, dirigido por Nicolás Mendéz. Veja abaixo:
ROBYN
"BODY TALK"
Robyn é responsável pelo memorável disco de 2010. A cantora, que até antes não era tão conhecida, teve a idéia de lançar três discos no decorrer do ano da maneira que quis, lançou pelo próprio selo e liberou da maneira que era conveniente, e o resultado disso foi o melhor projeto pop do ano.
Body Talk teve três partes: as duas primeiras com 8 faixas e a última com 15 faixas. Nesta, foi incluida 5 faixas da primeira, 5 faixas da segunda parte e mais 5 faixas inéditas compondo o que seria o disco pronto.
Destaques importantes da trilogia foram os singles de maior sucesso "Dancing On My Own", "Hang With Me" e "Indestructible". Além disso, Robyn lançou videoclipe interativo para "We Dance to the Beat". Veja mais aqui.
Destaques importantes da trilogia foram os singles de maior sucesso "Dancing On My Own", "Hang With Me" e "Indestructible". Além disso, Robyn lançou videoclipe interativo para "We Dance to the Beat". Veja mais aqui.
Ouça "Star 4-ever":
Ouça "We Dance to the Beat":
MIAMI HORROR
"ILLUMINATION"
Os australianos do Miami Horror estrearam muito bem esse ano com o ótimo disco Illumination. Bem produzido, o disco rendeu não só elogios aos críticos de música mas também desencadeou uma coleção de videoclipes impecáveis que vale a pena serem vistos.
Veja o clipe de "I Look to You".