SER BLOGUEIRO


Fazer um blog é bem simples, rápido e não custa nada, se optar. "Blog" vem do termo "weblog", criado por Jorn Barger em 1997 e mais tarde foi abreviado para "blog" por Peter Merholz. Neles, os usuários expressam as mais diversas experiências de seu cotidiano ou falam sobre algum determinado assunto. Cada blog tem o seu objetivo, sua característica principal e leitores que gostam de opinar sobre os textos que lêem em cada post.

Em uma iniciativa do Trend Coffee, fomos convidados para dividir as mais diversas experiências dessa vida blogueira de ser. Para falar a verdade, eu não existo sem blog. Sim, é isso mesmo que você leu. O universo da "blogosfera" é tão interessante, tão cheio de novidades, que é difícil não participar.

Tudo começou em 2000 quando os blogs viraram febre na internet, da mesma maneira que o Twitter e o Facebook são atualmente. Aquela idéia de montar um site do seu jeito, com a sua cara e com os seus pensamentos fizeram com que eu iniciasse meu primeiro blog. Não lembro o nome dele, mas postava assuntos pessoais e coisas que eu vivia na realidade - Essa transição realidade-virtual começou a despertar bem aí. Este primeiro blog era postado na casa de amigos, parentes e colégio - nessa época, ter um computador era para poucos e meus pais não tinham condições de comprar um. Não sei que fim deu neste blog, mas com certeza era ruim. Primeiro blog a gente nunca acerta, não é?

Ao longo dos anos outros blogs vieram, outros blog se foram. Se contar ao certo, acho que dá mais de 20 blogs feitos e deletados por vergonha dos posts escritos. Geralmente nos blogs pessoais postamos reclamações, sofrimentos e alguns tantos momentos de alegria. Os meus eram basicamente reclamações. Deletados!

Além de blog, outra paixão que tenho é a música. Começou com 15 anos e até hoje não parou, a música continua presente nas coisas que faço. Quem nunca dançou uma música das Spice Girls em 1998? Foi a primeira banda na qual eu era fã assíduo. Logo em seguida foi Alanis Morissette, na qual eu sou fã até hoje. Aliás, a paixão blog + música resultou em um feito especialmente para a cantora. Ele está ativo ainda, quer dar uma olhada?

Através da música, hoje atualizo o Pick Up The Headphones - na qual eu falo sobre tudo o que ouço e gosto. Não há um estilo musical definido aqui, se você procurar tem até notícias sobre Thiago Pethit, Robyn e David Lynch. Além daqui, participo colaborando com a Freak! - produtora do myboss e amigo Alê Cartier de Porto Alegre, na qual já tem projetos de levar o site/blog para outros lugares do país. É ou não é, Alê?

Ser blogueiro, para mim, não tem a ver com realização pessoal/profissional ou status. Ser blogueiro é expressar suas idéias, ser crítico e estar pronto para as mais diversas opiniões - pelo sim ou pelo não. É gostar de compartilhar, de escrever e de enxergar a sociedade. Qualquer um pode ser um blogueiro, a internet está aí pra isso. Só depende de você. 

Parabéns ao Gregory Martins pela ótima iniciativa. Parabéns ao Trend Coffee pelo projeto que está dando o que falar na minha timelime e nos blogs brasileiros.

Obs: Ser blogueiro também é ficar até 3 horas da manhã fazendo um post. Também é ignorar (ou não) a nova correção ortográfica e despertar um interesse afundo pela leitura/escrita. Afinal, é disso que nós somos feitos.

Um comentário:

  1. É uma tarefa dificio essa e muitas das vezes, sei que muitos como eu que tenta manter um blog
    na lei dos buscadores, manter um blog por amor, compartilhar com as pessoas as nossas emoções e de alegria e tambem as vezes de tristezas.
    Desputamos um espaço sem querer disputas, porque eu acho que existe espaço para todos, eu cho!
    Um nós chegaremos lá, e nunca desisto, mesmo que fique dificio das pessoas nos encontrar, mas elas nos acharam em um dessas pesquias do dia a dia.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.